quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brincando com a matemática - jogo de frações

Olá, alguns leitores sabem que sou professora de Física e Matemática, no momento estou ministrando aulas de matemática, as vezes me pergunto se não seria melhor ter escolhido apenas as aulas de física, na minha mente elas são mais legais porque sempre temos um exemplo real e uma experiência para os alunos. 

Mas tento sempre animar minhas aulas de Matemática usando o lúdico, contudo nem sempre é fácil encontrar um jogo, ou mesmo um material concreto para o uso em sala de aula, então decidi abrir um espaço no blog para disponibilizar alguns jogos que eu irei usar ou usei em sala de aula, ou mesmo que eu achei legal e acho que será últil para um professor de matemática.
Para começar um jogo bem legal  que encontrei no site Mathema e que meus pequenos  do 6º ano adoraram, que é o papa todas,um jogo de frações equivalentes, comparação de frações, os meus alunos também trabalharam com a soma de frações (jogando em dupla onde cada dupla mostrava suas cartas somava as frações e no fim comparava as frações).

Vejam a carinha do jogo:

Cartas:


A tabela que auxilia os alunos na hora de comparar as frações:

Baixe as imagens ou clique aqui e baixe o arquivo em pdf.

As regras do papa todas:

  • Formar grupos de 4 a 5 alunos 
  • Todas as cartas do baralho são distribuídas entre os jogadores que não vêem suas cartas. Cada jogador coloca suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo.
  • A tabela com as tiras de fração é colocada no centro da mesa de modo que todos a vejam.
  • Os jogadores combinam entre si um sinal ou uma palavra. Dado o sinal todos os jogadores viram a carta de cima de sua pilha ao mesmo tempo e comparam as frações. O jogador que tiver a carta representando a maior fração vence a rodada e fica com todas as cartas (Papa todas)
  • A tabela de tiras de frações pode ser usada se necessário para que as comparações sejam feitas.
  • Se houver duas cartas de mesmo valor todas as cartas ficam na mesa e na próxima rodada o jogador com a maior carta papa todas, inclusive aquelas que estão na mesa.
  • O jogo termina quando as cartas acabarem.

Sei que o post não está relacionado ao tema do blog que é o scrap, mas sei também que tem muita professora que faz scrap e muita mãe por aí que pode uar o jogo como revisão do conteúdo de frações.

Um comentário:

Matheus Oliveira disse...

Gostaria de dizer que curti bastante o post, apesar de não frequentar seu blog, achei esse post procurando sobre jogos matemáticos! Sou estagiário de matemática, e achei muito interessante!
Muito obrigado e abraços!